Crescimento do setor moveleiro: como aproveitar essa onda

Crescimento do setor moveleiro: como aproveitar essa onda

Depois de anos de uma crise que começou em 2014, o mercado brasileiro parece se recuperar. Aos poucos, o ramo da construção civil está se reerguendo e mais pessoas buscam móveis para complementar suas residências. As compras já crescem e muitas empresas estão conseguindo recuperar o lucro perdido no recesso econômico.

O crescimento do setor moveleiro é evidente e empresas que agirem agora conseguirão se destacar das restantes. Chegou a hora de melhorar as vendas e retenção de clientes nesse ramo competitivo. Mas isso não é tão fácil! Diversas outras empresas na área estão competindo pelos mesmos clientes e só uma boa estratégia pode resolver o problema.

Quer aproveitar esse momento para se destacar da concorrência? Continue lendo! Separamos algumas dicas essenciais para quem quer aproveitar o crescimento econômico para se tornar um gigante do setor.

Estudar o perfil do consumidor

Os negócios estão começando a melhorar e está na hora de conquistar mais clientes do que nunca. Porém, aproveitar o crescimento do setor moveleiro não é tão simples quanto parece. Mesmo investindo muito em marketing e propaganda, o público pode ignorar seus produtos e buscar algo diferente.

Isso acontece com frequência em todos os setores. Após a crise, as empresas querem vender o máximo possível e aproveitar o momento de crescimento econômico. Só esquecem que seu público pode estar muito diferente de antes. Depois do período de escassez, gostos e necessidades mudam e é isso que a indústria moveleira precisa descobrir.

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que os consumidores nunca estiveram tão exigentes. Para conseguir vender, o setor moveleiro deve entender quais são seus padrões de qualidade e oferecer uma melhor relação custo benefício. Sem isso, é impossível conquistar o cliente e torná-lo fiel à marca.

É um desafio que vale a pena. Toda empresa deve tentar entregar mais do que o consumidor esperava obter naquele produto. Não importa se for em qualidade, design ou inovação, surpreenda! Obviamente isso só é possível através do conhecimento exato do que seu público deseja.

Existem diversas maneiras de entender seu público, incluindo pesquisas, redes sociais e até o contato direto com o comprador. Aproveite os meios disponíveis para refinar sua produção e melhorar as vendas.

Inovar para se destacar no mercado

Mesmo o produto de maior qualidade pode ser uma falha de vendas. O mercado está mudando rapidamente e empresas moveleiras devem mudar junto. Só é possível aproveitar o crescimento do setor moveleiro ao se destacar da concorrência.

A economia está se recuperando, o poder aquisitivo da população está aos poucos retornando e o setor da engenharia civil também volta à atividade. Sabe o que isso significa? Pessoas estão em busca de móveis novos, mas querem comprar do seu jeito.

A inovação é uma maneira de aproveitar nichos ainda não explorados do mercado. Ou seja, pessoas que desejam comprar seus produtos, mas ainda não encontraram a oportunidade por causa de momentos perdidos pelo setor moveleiro. Um bom exemplo está nos e-commerces.

Lojas virtuais estão ganhando força pela comodidade de compra para o cliente. Ele deseja comprar sem sair de sua casa, mas precisa de uma plataforma segura e eficiente para fazer isso.

Outras inovações incluem diferenciais no design, matérias primas com menor custo ou mais resistentes, produtos sustentáveis, entre outros. Quer usar o crescimento do mercado moveleiro para se destacar? Identifique novas tendências e inove. O consumidor precisa de um motivo para escolher sua marca ao invés de comprar no concorrente que é mais barato.

Investir em marketing e divulgação

Atualmente o foco da maioria das empresas da indústria moveleira é aumentar a produção e baratear os produtos. Dá para compreender o motivo, boa parte do mercado interno é movido por compras das classes C e D. Portanto, o preço baixo é um dos grandes atrativos.

Mas chegou a hora de sair da tendência de querer vender mais a qualquer custo e vender qualidade. Para conseguir chamar a atenção do público e mostrar todo o valor dos produtos da empresa, a divulgação é essencial. Quem deseja se destacar precisa investir em marketing.

Como alguém pode comprar de uma empresa que não conhece? Chegou a hora de priorizar os investimentos e considerar se vale a pena produzir mais e mais sem ter um público cativo.

Divulgação da marca significa identificar as maneiras mais modernas e eficientes de atrair pessoas e conquistar seu lugar no mercado. Busque alternativas de marketing digital, use as redes sociais e aproveite todas as ferramentas que existem atualmente.

Também invista na sua equipe de vendas e call center. São eles os responsáveis por receber o interessado depois que o cliente foi atraído pelas campanhas de marketing. Profissionais bem treinados e prontos para atender a todas as necessidades do cliente ajudam muito a aumentar as vendas.

Conforme o crescimento do setor moveleiro acontece, muitas empresas não estão preparadas para atender ao maior número de clientes. É uma oportunidade que não pode ser ignorada.

Trabalhar a gestão de problemas

Quem não passa por problemas, certo? Apesar de serem parte da vida pessoal, profissional e até de uma empresa, eles devem ser evitados a qualquer custo. Uma empresa que deseja crescer e se tornar dominante no mercado precisa saber o que causa seus problemas e como evitá-los.

Com a retomada das condições econômicas do país, o consumo tende a crescer no setor. Mais compras significa aumento de produção e maior número de processos ocorrendo dentro da empresa. Quanto mais ações acontecem de forma simultânea, as chances de passar por um problema aumentam. Isso inclui falhas em máquinas, problemas de gestão e dificuldades com funcionários.

Um problema interno pode levar a piora na qualidade dos produtos e até atraso na entrega. Em qualquer uma das duas situações, a consequência é perda de confiança por parte do comprador ou até deixar de realizar vendas.

Mesmo que o crescimento econômico ainda seja um pouco lento e contido, como o que vemos agora, é um momento de oportunidades. Quem deixa de usá-la para seu benefício pode acabar ultrapassado e perder a chance de conquistar um mercado em reconstrução. Não perca tempo. Comece a aplicar as dicas desse artigo agora mesmo na sua empresa do setor moveleiro!

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Diego Andreghetti
Diego Andreghetti
Fundador da Faremac Máquinas. Formado em Automação Industrial e Projeto Mecânico. Integrante do Comitê de Qualidade e Metalurgia do Centro Empresarial e membro da diretoria do Centro Empresarial Jovem de Flores da Cunha. Participante ativo de um grupo seleto de empresários que discute sobre empreendedorismo. Adora curtir a família e amigos, é admirador da natureza, gosta de aventuras e de fotografar paisagens.

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