Indústria 4.0 e as profissões do futuro

Indústria 4.0 e as profissões do futuro

É cada vez mais nítida a entrada de tecnologias que vão mudar as formas de trabalho no setor industrial. E por conta desse cenário, precisamos estar atentos também ao surgimento das profissões do futuro, que requerem conhecimentos específicos diferentes dos que eram procurados anteriormente.

A grande mudança é que o profissional deixa de lado aquele papel de quem executa as atividades, que passam a ser das máquinas e robôs, para atuar de forma mais estratégica, no campo das ideias e do acompanhamento desses trabalhos.

É uma grande revolução que estamos prestes a sentir na pele. E por isso vamos te mostrar agora quais os tipos de conhecimento que os profissionais do futuro devem ter para se enquadrarem nas posições dentro das indústrias e se tornarem mão de obra qualificada. Confira:

É preciso ter novos tipos de conhecimento para trabalhar na indústria?

O movimento chamado de 4ª Revolução Industrial ou indústria 4.0, já pode ser notado nos principais centros industriais do mundo e das grandes economias, como os asiáticos China e Japão, além dos Estados Unidos.

E as vantagens trazidas por essa alteração de cenário já podem ser sentidas com mais impacto. As grandes mudanças estão relacionadas ao ganho de produtividade, resultados mais rápidos nos processos de fabricação e ainda mais eficiência em toda produção industrial. Práticas de desenvolvimento sustentável também ganham espaço.

Isso representa o cenário que outros mercados mundiais terão em breve, principalmente com a chegada de tecnologias inovadoras para fazer parte de todas as etapas de fabricação. Então a resposta é sim, esse é o momento de buscar os conhecimentos.

Quais os conhecimentos importantes para as profissões do futuro na indústria?

Agora que entendemos a real necessidade de buscar novos conhecimentos que serão fundamentais para as profissões do futuro na indústria, vamos conhecer quais são eles de fato e que tipo de impacto podem causar.

Compreensão da parte técnica

Um dos importantes requisitos para atuar na indústria 4.0 é possuir o entendimento mais técnico por trás dessas novas tecnologias. A formação nas áreas mais específicas para o setor precisam ser complementadas com conhecimentos de linguagem de máquina assim como de IoT (Internet das coisas), por exemplo.

Outros idiomas

As grandes referências, tanto para o estudo da área como para analisar os resultados obtidos em outros lugares que já embarcaram nessa nova etapa da indústria, estarão em línguas diferentes. Por isso, cabe ao novo profissional da indústria ser adaptado a essa realidade possuindo o conhecimento em outros idiomas, principalmente o inglês.

Senso crítico e analítico

Uma das grandes competências que os profissionais da indústria devem ter é a capacidade de captar todos os dados dos processos realizados, fazer uma análise aprofundada sobre eles e aplicar seu senso crítico para entender quais os melhores caminhos a seguir. Todas as profissões da indústria no futuro lidarão com esses aspectos e atividades.

Espírito colaborativo

É difícil ter o conhecimento sobre colaboração, mas ele é um dos mais importantes dentro das novas atividades da indústria 4.0. Os profissionais precisam saber se comunicar e manter um bom relacionamento para que possam atuar de maneira unificada nesse ambiente mais digitalizado. É uma habilidade para trabalhar na prática.

Quais tecnologias vão exigir novas habilidades dos profissionais?

Todos esses tipos de conhecimento e habilidade que já falamos anteriormente serão necessários para lidar com as tecnologias que exigirão grande carga de aprendizado. Confira quais são as principais:

Inteligência artificial

Máquinas e sistemas que possuem a capacidade de raciocinar e tomar decisões para resolver problemas – algo até então exclusivo da capacidade humana – serão cada vez mais comuns em todos os ambientes de trabalho.

Realidade aumentada

Criar a interação entre objetos reais com outros que estão no ambiente virtual para desenvolver projeções de atividade e determinadas soluções. Essa é uma das tecnologias a serem utilizadas nas indústrias, sendo necessário ter todos os principais tipos de conhecimento.

Dados digitais em nuvem

O armazenamento de dados em nuvem também será uma tendência dentro do setor industrial, trazendo diversas vantagens, como a economia e redução de aparelhos que ocupavam espaços físicos.

Como será feita a divisão de trabalho com as profissões do futuro na indústria?

Com toda essa mudança no cenário industrial, que requer novos tipos de conhecimento para criar as diferentes profissões, é importante entender também como será feita a divisão de trabalho.

A tendência é que os trabalhos sejam separados em categorias diferentes de profissionais dentro da indústria:

Profissionais de inovação

 

Serão os grandes responsáveis pela busca e implementação de tecnologias e ferramentas essenciais nesse processo da indústria 4.0. Eles devem possuir formação técnica voltada para a área de inovação e também de empreendedorismo.

Profissionais de gestão

Após a entrada de novas máquinas e tecnologias no setor industrial, os profissionais de gestão precisam conhecer bem todos os processos digitais que passam a existir. Isto ajudará a gerir com mais eficiência cada um deles. O ideal é utilizar sistemas de gestão que forneçam apoio nas atividades.

Profissionais de tecnologia

É necessário ter pessoas capacitadas para realizar a análise de dados gerados por essas novas formas de trabalho dentro da indústria. Os profissionais também devem dominar a relação de softwares utilizados para atuar nessa parte mais técnica do setor.

Profissionais de novas especialidades

Por conta do uso das novas tecnologias chegando na indústria, como já vimos anteriormente, é preciso que existam novos especialistas, focados nessas áreas e que trabalhem na parte de processos virtuais e de realidade aumentada.

Profissionais de checagem e manutenção

O conhecimento aprofundado nas novas tecnologias e máquinas usadas na indústria contribuirão para o surgimento dos profissionais de checagem e manutenção. Eles cuidarão da parte preventiva de softwares e também da segurança digital, área focada na proteção de todos os dados gerados dentro das indústrias.

Gostou de conhecer mais sobre as profissões do futuro na indústria? Percebeu que ter esses novos conhecimentos é a chave para que profissionais qualificados ganhem espaço no setor? Então baixe agora o nosso eBook completo falando de forma detalhada sobre os impactos da indústria 4.0, essa que tende a ser a revolução mais importante do setor. Boa leitura!

Infográfico - profissões do Futuro

Crescimento do setor moveleiro: como aproveitar essa onda
Importância da mão de obra qualificada no setor industrial
Diego Andreghetti
Diego Andreghetti
Fundador da Faremac Máquinas. Formado em Automação Industrial e Projeto Mecânico. Integrante do Comitê de Qualidade e Metalurgia do Centro Empresarial e membro da diretoria do Centro Empresarial Jovem de Flores da Cunha. Participante ativo de um grupo seleto de empresários que discute sobre empreendedorismo. Adora curtir a família e amigos, é admirador da natureza, gosta de aventuras e de fotografar paisagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *