Conheça os 6 processos de usinagem mais usados nas indústrias atualmente

29 de maio de 2019
O avanço tecnológico ajuda evoluir cada vez mais os processos de usinagem

O processo de usinagem serve para transformar um material bruto em um produto. Esse processo exige uma série de etapas para que o produto final fique em perfeitas condições.

Primeiro, é necessário você remover com auxílio de ferramentas de corte o que não é necessário do material bruto. Isso vai causar o “cavaco” (pedaços de materiais removidos da peça durante o processo)

A partir disso, conforme sua ideia de projeto, uma nova peça com formas e dimensões será desenvolvida.

Cada procedimento requer muita atenção dos profissionais envolvidos. Máquinas-ferramentas são usadas durante o processo para conseguir cortar, moldar, refinar e finalizar a peça do jeito que você quiser.

Conheça agora, alguns dos procedimentos mais comuns da usinagem.

Torneamento

Torneamento é o processo de usinagem usado para fabricar peças cilíndricas. A ferramenta desenvolve um deslocamento linear, enquanto a peça exerce um movimento rotacional.

O torneamento usina o diâmetro da peça até a dimensão especificada, dando suavidade para o acabamento.

Aplainamento

Esse é um procedimento da usinagem que tem como objetivo gerar superfícies planas. O movimento da ferramenta de corte é de translação, enquanto a peça permanece estática ou vice-versa.

Fresamento

Essa parte do processo é importante, pois é responsável pelo corte das peças. São usadas inúmeras arestas que giram ao redor do próprio eixo. Com esse movimento, o processo de usinagem de fresagem confere o acabamento e precisão ao resultado final.

Furação

O processo de furação é bastante delicado, pois se acontecer qualquer alteração poderá fazer com que a peça não encaixe perfeitamente para onde será destinada. Tudo isso porque os furos dependem do diâmetro perfeito.

Nessa fase são executados dois procedimentos:

Furação: uma “broca” de dois gumes executa uma cavidade cilíndrica na peça. A ferramenta realiza um movimento combinado de rotação e deslocamento linear (ao longo do eixo de furo).

Alargamento: Similar à broca, porém com múltiplos gumes. Remove o material das paredes de um furo, aumenta seu diâmetro e consegue um alto grau de acabamento.

Brochamento

É um processo de usinagem onde o movimento de corte é linear. A ferramenta possui dentes múltiplos com acréscimo de altura e dispostos em série com a profundidade de corte. A ferramenta tem um grande comprimento e pode ser forçada por tração ou compressão dentro ou fora da peça de trabalho.

A operação consiste em remover lascas do material para construir superfícies planas, ou formas internas ou externas.

Retificação

Na retificação a ferramenta remove o material da peça por ação de grãos abrasivos. Os gumes que retiram material da peça estão nestes grãos e não possuem geometria bem definida. A ferramenta gira em torno de seu próprio eixo, podendo executar o movimento de translação.

O processo é de alta precisão dimensional e proporciona grau de acabamento superior (polimento).

O processo de usinagem é crucial para a humanidade, evolução industrial e tecnológica. A fabricação de peças com esse processo é voltada para as mais variadas indústrias.

Você procura por serviços de usinagem? Na Faremac você encontra as melhores soluções em desenvolvimento de peças em alta qualidade para o seu projeto.

Ficou interessado? Entre em contato e conheça o que podemos oferecer para você.

(54) 3292-5444 | faremac@faremac.com.br

Rua Hilário Fontana, 333, B. Granja União | Flores da Cunha – Rio Grande do Sul

Voltar

tags