O Programa 5S surgiu em 1950, em meio a um Japão destruído pela Segunda Guerra Mundial. Iniciativa do professor Kaoro Ishikawa, a metodologia foi criada com o propósito de aumentar a produtividade econômica do país. Para isso, buscava, inicialmente, organizar equipamentos, materiais e trabalhadores, de modo com que as atividades das indústrias fossem realizadas de maneira eficaz.
Ao longo do tempo, o 5S foi aperfeiçoado. Atualmente, pode ser aplicado em empresas de diferentes segmentos. Além disso, deixou de se referir apenas à organização física dos negócios e hoje está ligado aos processos de trabalho como um todo e ao controle de qualidade. Entre os seus benefícios estão:
- Aumento da produtividade dos funcionários;
- Aumento da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa;
- Identificação de possíveis falhas e pontos de melhoria nos processos de trabalho;
- Melhoria do ambiente e a qualidade do trabalho.
Mas... O que são os 5S? Eles são os cinco sensos que norteiam a metodologia. Conheça-os abaixo:
- Seiri (Utilização);
- Seiton (Ordenação);
- Seiso (Limpeza);
- Seiketsu (Saúde e Padronização);
- Shitsuke (Disciplina e autodisciplina).
Para implementar o Programa 5S com eficiência na sua empresa, tenha em mente esses verbos:
1) Levantar: faça um levantamento de todos os processos atuais do negócio. Somado a isso, cheque como está, por exemplo, a organização de documentos e gavetas.
2) Treinar: leve a cultura do Programa 5S à equipe por meio de treinamentos. Parte dos funcionários podem se tornar facilitadores. Ou seja, podem levar a mensagem do 5S aos seus colegas e, periodicamente, avaliarem o cumprimento das normas. Assim, há garantia de melhoria contínua dos processos.
3) Organizar: verifique armários, caixas e gaveteiros. Mantenha esses espaços organizados e armazene os objetos de acordo com sua utilização. Também é importante verificar todos os esses locais para que os funcionários saibam o que estão dentro deles, encontrando-os facilmente.
4) Oficializar: a implementação do Programa 5S precisa ser oficializada. Para isso, a sua empresa pode criar uma cartilha, impressa ou on-line, que destaque a importância e os objetivos da iniciativa, por exemplo. Cronogramas de avaliação interna devem ser divulgados por e-mail ou em murais de comunicação. Um manual de procedimentos para familiarizar os trabalhadores à nova cultura também pode ser uma ótima pedida!
5) Monitorar: para que as melhorias propostas pelo 5S sejam cumpridas de fato, é necessário monitorar as ações continuamente. Nesse sentido, os facilitadores devem realizar auditorias periodicamente. O objetivo? Verificar a organização e o cumprimento das normas.
Agora que você já está por dentro do Programa 5S, que tal aplicar essa facilidade no seu negócio?
Blog
Ver todos
27 janeiro 2026
Dicas
Conheça soluções para otimizar a logística da sua empresa
Tecnologia nacional para transformar a logística da sua produção e diminuir tarefas repetitivas
09 outubro 2025
Dicas
Estofaria: conheça as soluções mais eficientes para o setor
Otimize a sua produção com máquinas pensadas para as indústrias de estofados hoje!
14 julho 2025
Dicas
Manipulador industrial com gravidade zero; entenda como funciona
Veja o funcionamento do Gravitronic, nossa solução em manipulação industrial
21 maio 2025
Dicas
Benefícios de manipuladores industriais para operadores e cargas
Adicionar um manipulador industrial otimiza a sua produção; entenda mais